terça-feira, 2 de junho de 2015

Leite de aveia caseiro

Por muito tempo usei essa receita, numa época em que amamentei e não podia consumir nada nada nada de leite ou derivados, nem sequer soja.
Em São Paulo até já existia os tais leites de cereais, mas aqui em Pelotas eu não encontrava. Isso foi em 2008, 2009 e 2010.
Então eu fazia meu próprio leite de aveia.

Você pode fazer bastante ou bem pouco. O importante é : para cada medida de aveia em flocos grossos, duas medidas de água. Deixa de molho por umas duas horas. Liquidifica. Coa e espreme com o auxílio de um pano. Deu. Se ficou muito grosso, coloca mais um pouco de água.
Faça de acordo com a necessidade.
Como eu precisava de muito pouco fiz:

1/2 xícara de flocos de aveia com 1 xícara de água.

E diluí um pouco, depois. Guardei numa garrafa de vidro.
Usei para fazer o queijo (que ficou com gosto de TUMBA, então não dá pra publicar até que a receita se aprimore), os cookies da Flor, e para fazer minhas panquecas de farelo de aveia (quem conhece a Dukan sabe do que se trata).
O bagaço dessa meia xícara de flocos usei para preparar os cookies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário