quarta-feira, 24 de junho de 2015

Risoto de gorgonzola com nozes

Hoje tem risoto. Estava com um gorgonzola na geladeira há um tempo e resolvi aproveitá lo.  Vasculhei a Internet e encontrei esta receita para dez pessoas! Fiz muitos cálculos matemáticos e troquei o parmesão pela ricota e voilá!

1/2 cebola média picada
1/2 colher de chá de ghee
1/2 colher de chá de azeite de oliva
200 gramas de arroz arbório
50 ml de vinho branco
700 ml de caldo de legumes quente
90 gramas de queijo gorgonzola
40 gramas de ricota
40 gramas de nozes bem quebradinha
Sal e noz moscada a gosto

Refoga a cebola no ghee e no azeite até que fique transparente. Refoga o arroz e adiciona o vinho. Vai mexendo. Quando evaporar começa a acrescentar o caldo aos poucos, mexendo sempre para ficar bem cremoso. O caldo seca e você vai colocando mais! É assim que se faz risoto. (não que eu seja uma expert em risoto pois até bem pouco mais de um ano atrás eu pensava que risoto era o mesmo que carreteiro porém com um frango no lugar da carne! Dou a você o direito de sentir vergonha alheia. Não ligo não... eu resolvi aprender desde que sentei num restaurante da cidade e a panelinha para duas pessoas custava mais de 70 reais. Me poupe! É arroz! Pois eu li bem a descrição do prato e saí a procurar os ingredientes: o tal de arroz arbóreo, o vinho, a copa, o queijo especial. Fazer em casa custou, sei lá, 10 ou 12 reais e ainda me divirto cozinhando! )
Vamos voltar a receita. ... Você está lá mexendo e o arroz secando até que... O caldo acaba. Nesse último instante deixa ele molhadinho (porque se agora você deixar secar vai virar uma gororoba de servir com faça! Essa dica você não encontra em lugar nenhum. Não te contam mesmo, só pra você pensar: ah pobre de mim, não consigo. Vou ter que pagar a fortuna! Precisa não! Agora já te contei o que eu aprendi na marra e o marido comeu sem reclamar. )
Aí coloca a ricota amassada e mexe. A noz moscada e mistura e por último o gorgonzola amassado. Mistura e ele vai virar um creme. Quando for servir cobre com as nozes.

Espetacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário