domingo, 17 de maio de 2015

Gersal (ou Goma Shio)

Assisti na Bela Cozinha há algum tempo, e também ganhei um livro de culinária esses dias que explicava como fazer. Nem igual a um nem ao outro, esta é minha versão nascida da junção dos dois:
2 colheres de chá de sal marinho
4 colheres de chá de gergelim (qualquer tipo: preto,branco,com casca...)
Aquece uma frigideira seca, sem untar. Coloca o sal e vai mexendo e sacudindo até secar, sem torrar. Reserva.
Usa a mesma frigideira quente para tostar o gergelim. Leva de 1 a 2 minutos.
Mistura ao sal em uma caneca ou algo parecido, de cantos internos arredondados. Usa aquele socador de caipirinha (o bastão de madeira) e te supera! Moendo e perdendo os braços. Até que fique algumas sementes inteiras e um pó de gergelim com sal. Guarde e recipiente hermético.  Eu usei aqueles potinhos de papinha.
Usa em substituição ao sal ou para temperar legumes, saladas, salpicar no arroz cozido com pouco sal...

Também pode comprar pronto mas eu prefiro fazer eu mesma. Adoro os aromas se desprendendo enquanto eu cozinho ou preparo qualquer coisa (até cheiro de alho e cebola eu curto, só a maquiagem que não reage muito bem.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário