sexta-feira, 29 de maio de 2015

Leite de soja

     Eu não sou muito fã do leite de soja, mas teve uma época em que precisava beber apenas ele (quando amamentava e meu filho era alérgico à proteína do leite de vaca). Se eu tivesse descoberto naquela época teria sido muito bom! Primeiro, pela seguraça de beber um leite feito na própria casa, sem aditivos, e sem risco de traços (algo que neurotiza qualquer mãe de APLV). Segundo, pelo preço: infinitamente mais barato (o que era essencial, pois eu era recém formada e autônoma). E nem é tããão trabalhoso assim... (Trabalhoso é o meu Cheesecake Dukan, que é delicioso e me exige umas duas horas em pé!)

Essa foi a primeira vez que fiz (hoje às 8h da manhã!) E deu super certo. Até o sabor é bem melhor do que os de caixinha!  \o/  (<-- até meus "emoticons" são antigos... logo vê-se que pertenco à Era MIRC!)  :p :)

Ingredientes e apetrechos:
  • 1 xícara de soja (240 ml, ou 160g)
  • Água (para o molho e para bater)
  • Liquidificador 
  • Peneira grande 
  • Pano de prato limpo
  • Garrafa ou jarra para 1 litro


Tempo: uma noite inteira de molho, mais liquidificar, peneirar, espremer e ferver.

Passo a passo:

Deixar a soja em um recipiente grande com muita água. Eu deixei quase 12h. Olha ela no saquinho, in natura, e hidratada! Não é uma colagem. essa foto é lado a lado mesmo. Ela dobrou de volume. Ficou parecendo um feijão!! (até me deu vontade de fazer leite de feijão... Será que existe?!)
Despreza a água do molho e vê que volume ficou.

Liquidifica bastante com o dobro de agua. Exemplo: como ficou no volume final em 500ml de grãos (medido neste copo), eu usei 1 litro de água para bater.
 
Soja batida com água.

Okará.
Coa com o auxílio de um pano de prato para prender todos os resíduos da soja (este resíduo de soja chama-se Okará). Reserve o Okará num pote fechado na geladeira. Ele servirá para outras receitas (cookies, pão, pudim...)



Após coar o líquido, ferva. E pronto. Guarde em uma jarra ou garrafa e use como o leite habitual.
Leite de soja caseiro! O primeiro que eu fiz na minha vida!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário